quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Tarefa da semana onze

1. Procurar uma notícia e mandá-la.
2. Trabalhar no livro até a página 70.
3. Um texto para analisar.
4. Conjugar os verbos: ver, vir, saber, viver, por e dormir.
5. A composição das roupas (só as pessoas que ainda não fizeram)
6. Procurar as partes do corpo na página em Internet. Está em Links: Classe com áudio.
7. Ler e traduzir a canção Wave.

domingo, 23 de novembro de 2008

Wave

Nara Leão
Composição: Tom Jobim

Vou te contar, os olhos já não podem ver
Coisas que só o coração pode entender
Fundamental é mesmo o amor
É impossível ser feliz sozinho

O resto é mar, é tudo que eu nem sei contar
São coisas lindas que eu tenho pra te dar
Vem de mansinho a brisa e me diz
É impossível ser feliz sozinho

Na primeira vez era a cidade
Na segunda, o cais, a eternidade
Agora eu já sei da onda que se ergueu no mar
E das estrelas que esquecemos de contar
O amor se deixa surpreender
Enquanto a noite vem nos envolver

Da primeira vez era a cidade
Da segunda, o cais, a eternidade
Agora eu já sei da onda que se ergueu no mar
E das estrelas que esquecemos de contar
O amor se deixa surpreender
Enquanto a noite vem nos envolver

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O Natal no Brasil

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

A Árvore de Natal e o Presépio (pesebre)

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram moram na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.


O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um garro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.

Fonte>http://www.suapesquisa.com/pesquisa/

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Tarefa da décima semana

1. Entregar as composições atrasadas.
2. Escrever numa composição a descrição do vestuário que utilizaram na semana, dia por dia. Deve incluir tudo, tipo de roupa, acessórios, cores e detalhes. (Ver exemplos da página 58 e 59).
3. Trabalhar no livro até a página sessenta e três.
4. Continuar conjugando os verbos no pretérito perfeito e no presente, até aprendê-los.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Filmes Brasileiros

Meninos e meninas!!



A embaixada do Brasil está apresentando filmes brasileiros na Cinemateca.

é gratis. Amanhã é o último dia. Podemos ir juntos amanhã, quarta-feira (9: 30)p.m.

Mas vocês podem ir desde hoje. Há filmes em diferentes horas, 5:30, 7.30 e 9:30


Aqueles que vão ir amanhã comigo, escrevam-me, por favor.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Tarefa da oitava semana

1. Continuar com as conjugações no pretérito perfeito dos verbos que ainda não aprenderam.
2. Uma composição de três parágrafos com o vocabulário da família e a comida, usando o pretérito perfeito. Vão narrar uma anedota sobre um dia de passeio com a família (Pode ser imaginário). Por exemplo: Eu fui com minha família para a praia. Estávamos todos: meu pai, minha mãe, meu avô, minha avó, meus irmãos, minhas irmãs, meus primos e primas, tios... A gente tomou um banho, comeu muitos frutos do mar, camarões, polvos, lagostas e lulas. Também comemos salmão e outros peixes.
Joguei na areia e fiz um castelo grande com meus primos, que depois minha irmã, a pequena, estragou. Fomos mergulhar e vimos um caracol e uma estrela de mar...
3. Procurar uma notícia pequena e simples num jornal ou numa revista brasileira. Enviar a notícia com o link, e explicar a notícia em português (com suas palavras) brevemente na próxima aula.

4. Completar os exercícios do livro até a página cinqüenta e um

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Saudades de Itapoã

Coqueiro de Itapoã, coqueiroAreia de Itapoã,
AreiaMorena de Itapoã, morena
Saudade de Itapoã me deixa

Oh vento que faz cantiga nas folhas
No alto do coqueiral
Oh vento que ondula as águas

Eu nunca tive saudade igual
Me traga boas notícias daquela terra toda manhã
E jogue uma flor no colo de uma morena em Itapoã

Coqueiro de Itapoã, coqueiro
Areia de Itapoã, areia
Morena de Itapoã, morena
Saudade de Itapoã me deixa
Me deixa, me deixa...

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ''HALLOWEEN''

Ano após ano, escolas, clubes e outros grupos aproveitam a data para “comemorar” o Halloween utilizando-se de fantasias de bruxas, fantasmas e duendes, com abóboras e mamões transformados em caveiras...


Neste contexto, de um modo geral, surgem duas visões divergentes a este respeito: de um lado, há os que pregam veementemente contra esta comemoração, acusando-a de ser uma festa satânica, e de outro há os que acreditam se tratar de uma celebração inocente, sem nenhum mal. Como cristãos, acreditamos que nossa referência é a Palavra de Deus. Portanto, neste estudo vamos procurar estabelecer alguns princípios bíblicos para a viabilidade ou não das festas de Halloween.

Um pouco de História: A comemoração do Halloween teve início na Irlanda, há mais de 3 mil anos, no chamado Samhain - festival da colheita dos celtas. Os Druidas (magos celtas) acreditavam que nessa noite a janela que separava o mundo dos vivos do mundo dos mortos desaparecia, e as almas dos mortos regressavam numa visita aos lares terrenos. Para manter esses espíritos contentes e afastar os maus espíritos de seus lares os celtas deixavam comida e doces na parte de fora de suas casas, e realizavam rituais com sacrifícios humanos.

Significado espiritual: Em nossos dias, tanto no calendário pagão (movimento neo-pagão), como na bruxaria e no satanismo (adeptos da Igreja Mundial de Satanás), o Halloween é a data mais importante do ano. Rituais para invocação de espíritos, comunicação com os mortos, adivinhações, e até mesmo a adoração e evocação do próprio Satanás são realizados de maneira pródiga neste dia.
Conseqüências: Embora muitos defendam o Halloween como uma festa folclórica da cultura norte-americana, e o comércio incentive a comemoração visando tirar proveito dela, não podemos fechar os olhos para as nefastas conseqüências que esta “comemoração” traz para as pessoas e para a nossa nação. Vamos enumerar algumas:
1) Todos os valores enaltecidos nas festas de Halloween são contrários à boa, agradável e perfeita vontade de Deus para as nossas vidas:


• Morte è “Todos os que me aborrecem amam a morte.” (Provérbios 8:36)
• Bruxaria e Feitiçaria è “Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria...” (Deuteronômio 18:10)
• Comunicação com os mortos è “Não permitam que se ache alguém entre vocês que faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas” (Deuteronômio 18:11-12)
• Ocultismo è “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.” (Efésios 5:11-12)


2) Embora muitos participem de tais comemorações de maneira inocente e lúdica, sem o objetivo de adorar a Satanás, indiretamente estarão fazendo isso. Observe as palavras do próprio Jesus Cristo: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mateus 6:24); "Quem não é por mim é contra mim." (Mateus 12:30).


3) A popularização de figuras como bruxas, feiticeiros, duendes, caveiras e espíritos malignos presentes no Halloween, faz com que, a médio e longo prazo, crianças e adultos, não só aceitem tais figuras e valores, mas as amem! É uma espécie de condicionamento através do qual, as pessoas passam a amar e a admirar os valores satânicos, tão abomináveis diante de Deus. "Aquilo que uma geração tolerante, a próxima adota como estilo de vida normal". O contato constante com estes valores afeta nossa sensibilidade de tal maneira que, o que antes parecia feio e errado, nos pareça normal e aceitável. Assim, ao sermos coniventes com esta “festa”, estaremos condenando as próximas gerações a aceitarem como corretos e aprazíveis os componentes do Reino das Trevas: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” Isaías 5:20.



CONCLUSÃO:
Embora nem todos tenham consciência disso, uma tremenda guerra espiritual está ocorrendo bem acima de nossas cabeças, e o Halloween é uma das estratégias do Diabo e suas Hostes espirituais para tentar enaltecer e popularizar as obras das trevas. Cabe a cada um de nós demonstrar verdadeiro repúdio a esta maldita celebração importada dos EUA. Como disse Eddy Andrade Pinos, diretor regional da Cultura no Equador há alguns anos atrás: "Nada temos que fazer com bruxas nem abóboras, tampouco enganar as crianças com contos de bruxas"... Também nenhuma escola pode obrigar seus alunos a participarem destas festas, uma vez que ultrapassam o campo cultural e acadêmico, e violam princípios cristãos. Por isso, por amor a Jesus, não tomem parte destas coisas! “Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor; vivam como filhos da luz e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor” (Efesios 5:8, 10)
http://letrasdepoder.nireblog.com/post/2007/10/15/o-que-a-biblia-diz-sobre-halloween

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Tarefa da sétima semana

1. Conjugar os verbos no pretérito perfeito: SER, ESTAR, FAZER, TER, IR, PODER, QUERER e AMAR.
2. As receitas (só as pessoas que ainda não a entregaram (Carlinhos, Alejandro, Giancarlo, Onil, Ysabel, Giovanna, e outros)
3. Ir terminando as apresentações sobre os estados brasileiros
4. Tudo até a unidade 5 e ler o diálogo.
IMPORTANTE. Lembrem que saber conjugar os verbos é fundamental para aprender uma língua.

Já sei namorar Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Tarefa da quinta semana

Procurar uma receita brasileira simples e traduzi-la ao espanhol.
Escrever uma receita dominicana em português.
Continuar com os exercícios do livro até a unidade quatro, na página 33 e ler o diálogo.
Continuem trabalhando com os verbos, conjugando-os até aprendê-los.

domingo, 28 de setembro de 2008

Já sei namorar Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte

Já sei beijar de língua, agora só me resta sonhar
Já sei aonde ir, Já sei onde ficar agora só me falta sair.

Não tenho paciência pra televisão,
Eu não sou audiência para solidão.
Eu sou de ninguém,
Eu sou de todo mundo e todo mundo me quer bem.
Eu sou de ninguém,
Eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também.

Já sei namorar,
Já sei chutar a bola agora só me falta ganhar
Não tenho juízo
Se você quer a vida em jogo eu quero é ser feliz.

Não tenho paciência pra televisão,
Eu não sou audiência para solidão.
Eu sou de ninguém,
Eu sou de todo mundo e todo mundo me quer bem.
Eu sou de ninguém,
Eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também.

To te querendo como ninguém,
To te querendo como Deus quiser.
To te querendo como eu te quero,
To te querendo como se quer.
To te querendo como ninguém,
To te querendo como Deus quiser.
To te querendo como eu te quero,
To te querendo como se quer...

sábado, 27 de setembro de 2008

Tarefa da quarta semana

Ponencias dos estados brasileiros


O Abecedário



Aclaraciones:
1. En el abecedario portugués no existen las letras k (capa), w (duplo vê, dabliú) ni y (i grego). Estas letras solamente se usan en la simbología internacional (km, kg…). Sin embargo, si hubiese que escribirlas por extenso, habría que escribir quilómetro, quilogramo, etc.
2. Las letras en portugués son masculinas: o efe (la efe).
3. Tampoco existen ll ni ñ, que en portugués se simbolizan con lh y nh (ele agá y ene agá)
4. Existen también, al igual que en español, ch, rr y además ss.
5. Por último recuerde el nombre de la letra q (quê en portugués), cuyo nombre en español (cu), significa “culo” en portugués.
La diéresis también es utilizada en Brasil, a diferencia de otros países de habla portuguesa. Ej. Lingüística, lingüeta, lingüiça.

Nara Leão, Corcovado (Tom Jobim)

Um cantinho, um violão
Esse amor, uma canção
Pra fazer feliz a quem se ama

Muita calma pra pensar
E ter tempo pra sonhar
Da janela vê-se o Corcovado,
O Redentor que lindo!

Quero a vida sempre assim
Com você perto de mim
Até o apagar da velha chama

E eu que era triste
Descrente deste mundo
Ao encontrar você eu conheci
O que é felicidade meu amor

Fico assim sem você

Avião sem asa.
Fogueira sem brasa.
Sou eu assim sem você.
Futebol sem bola.
Piu-piu sem Frajola.
Sou eu assim sem você.

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim?
Eu te quero a todo instante.
Nem mil alto-falantes.
Vão poder falar por mim.

Amor sem beijinho.
Buchecha sem Claudinho.
Sou eu assim sem você.
Circo sem palhaço.
Namoro sem amasso.
Sou eu assim sem você.

Tô louca pra te ver chegar.
Tô louca pra te ter nas mãos.
Deitar no teu abraço.
Retomar o pedaço.
Que falta no meu coração.

Eu não existo longe de você.
E a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver.
Mas o relógio tá de mal comigo.
Por quê?
Por quê?

Neném sem chupeta.
Romeu sem Julieta.
Sou eu assim sem você.
Carro sem estrada.
Queijo sem goiabada.
Sou eu assim sem você.

Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim?
Eu te quero a todo instante.
Nem mil alto-falantes.
Vão poder falar por mim.

Eu não existo longe de você.
E a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver.
Mas o relógio tá de mal comigo.

Eu não existo longe de você.
E a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver.
Mas o relógio tá de mal comigo.

O Brasil


O Brasil (oficialmente República Federativa do Brasil) é uma república federativa formada pela união de 26 estados federados e pelo Distrito Federal. O país conta com 189, 612, 814 habitantes, e com uma área geográfica equivalente a 47% do território sul-americano. Em comparação com os demais países do globo, dispõe da quinta maior população e da quinta maior área.
Tem a novena maior economia do planeta e a maior economia latino-americana, o Brasil tem hoje forte influência internacional, no âmbito regional e no global. O País possui entre 15 e 20% da biodiversidade mundial, sendo exemplo desta riqueza a Floresta Amazônica, com 3,6 milhões de quilômetros quadrados.
Além do território continental, o Brasil também possui alguns grandes grupos de ilhas no oceano Atlântico. Há também um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas (que pertence ao estado do Rio Grande do Norte).
Apesar de ser o quinto país mais populoso do mundo, o Brasil apresenta uma das mais baixas densidades populacionais. A maior parte da população se concentra ao longo do litoral, enquanto o interior do país ainda hoje é marcado por enormes vazios demográficos.
De colonização portuguesa, o Brasil é o único país de língua portuguesa do continente americano. A religião com mais seguidores é o catolicismo, sendo o país com maior número de católicos nominais do mundo, havendo parcela significativa da população de confissão evangélica. A sociedade brasileira é uma das mais multirraciais do mundo, sendo formada por descendentes de europeus, indígenas, africanos e asiáticos.

www.wikipedia.org

Garota de Ipanema





Tom Jobim
Composição: Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Num doce balanço,
a caminho do mar

Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, porque estou tão sozinho
Ah, porque tudo é tão triste
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
E também passa sozinha

Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo interinho se enche de graça
E fica mais lindoPor causa do amor

Corcovado

Fico assim sem você

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Sonho Meu

Sonho Meu

Sonho meu, sonho meu
Vai buscar quem mora longe
Sonho meu
Vai mostrar esta saudade
Sonho meu
Com a sua liberdade
Sonho meu

No meu céu a estrela guia se perdeu
A madrugada fria só me traz melancolia
Sonho meu

Sinto o canto da noite
Na boca do vento
Fazer a dança das flores
No meu pensamento

Traz a pureza de um samba
Sentido, marcado de mágoas de amor
Um samba que mexe o corpo da gente
E o vento vadio embalando a flor

Alvorada, Cartola

Alvorada lá no morro, que beleza
Ninguém chora, não há tristeza
Ninguém sente dissabor
O sol colorindo é tão lindo, é tão lindo
E a natureza sorrindo, tingindo, tingindo
Você também me lembra a alvorada
Quando chega iluminando
Meus caminhos tão sem vida
E o que me resta é bem pouco
Ou quase nada, do que ir assim, vagando
Nesta estrada perdida.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Legumes
Azeitona
Tomate
Cebola
Pimentão
Pepino
Berinjela
Cenoura
Repolho
Alho
Milho
Beterraba (remolacha)
Alface (lechuga)
Espinafre (espinaca)
Rabanete (rábano)
Couve-flor
Aspargo (espárrago)
Brócoli
Abóbora (calabaza)


Frutas
Manga
Pêssego
Morango
Laranja
Maçã
Uvas
Pêra
Abacaxi (piña, ananás)
Melão (melón)
Coco
Maracujá (chinola)
Mamão (lechoza, papaya)
Banana
Kiwi,
Abacate
Cereja,
Amaixa (ciruela)

Alvorada, Cartola